Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um clube brasileiro de futebol da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que tem como cores o azul celeste,o preto e o branco. Seu estádio é o Olímpico Monumental.
Atualmente o Grêmio ocupa o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol, é o terceiro melhor clube do Brasil no ranking da Conmebol, que congrega os times sul-americanos.
É um dos maiores clubes do mundo, tendo conquistado diversas competições de nível internacional e nacional e também tendo revelados craques ao longo de sua história. O Grêmio aparece no site oficial da FIFA (a maior entidade do futebol).
É um dos maiores clubes do mundo, tendo conquistado diversas competições de nível internacional e nacional e também tendo revelados craques ao longo de sua história. O Grêmio aparece no site oficial da FIFA (a maior entidade do futebol).

História


O início

O Grêmio Campeão Gaúcho de 1931O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, na época Grêmio Portoalegrense, foi fundado em 15 de Setembro de 1903, quando 32 rapazes se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da Rua 15 de Novembro (atual Rua José Montauri), no Centro de Porto Alegre e fundaram aquele que seria um dos maiores clubes de futebol do mundo. A bola de couro trazida pelo paulista Cândido Dias da Silva foi um dos fatores decisivos para a fundação do Grêmio Portoalegrense.

Na década de 30, o Grêmio conquistou o bi-campeonato gaúcho em 1931 e 1932.


O Profissionalismo no clube
No Rio Grande do Sul, o profissionalismo chegou em 1937 com a criação da FRGD (Federação Rio-Grandense de Desportos) atual FGF. Na década de 40 veio mais dois estaduais nos anos de 1946 e 1949.

Em 1954, foi inaugurado o Estádio Olímpico, na época o maior estádio privado do país. Em 1980, com a construção do anel superior, passou a chamar-se Estádio Olímpico Monumental. Em 1981, foi registrado o público recorde do estádio, que foi de 98.421 pessoas (85.751 pagantes) no jogo Grêmio vs. Ponte Preta.

Nos anos 60, o destaque tricolor foi o Heptacampeonato Gaúcho de 1962 a 1968. As grandes excursões à Europa em 1961 e 1962, tornaram o Grêmio mundialmente conhecido. Foi nessa década também que o Grêmio participou das primeiras competições de nível nacional sendo semi-finalista da Taça Brasil em 1959, 1963 e em 1967.


A era Ênio Andrade e o Mundial de 83

Foi no Estádio Olímpico que o Grêmio conquistou algumas de suas maiores conquistasEm 1981, o Grêmio conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro, com uma vitória pelo placar de 1 a 0 sobre o São Paulo no Estádio do Morumbi, com o gol de Baltazar. O Tricolor Gaúcho voltaria a vencer o Campeonato Brasileiro em 1996, com uma vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa de Desportos.

O Grêmio venceu ainda quatro vezes a Copa do Brasil, nos anos de 1989 (vencendo o Sport), 1994 (vencendo o Ceará), 1997 (vencendo o Flamengo) e 2001 (derrotando o Corinthians nas partidas finais), sendo que das quatro conquistas, três ocorreram de forma invicta.

O Tricolor conquistou também a sua primeira Taça Libertadores da América, a maior e mais prestigiada competição de futebol do continente americano. Competição a qual o Grêmio manteve-se por 23 anos como único clube campeão na região sul do país. A primeira conquista se deu em 1983, com uma vitória sobre o Peñarol na final. Naquele mesmo ano, o Grêmio viria a se sagrar Campeão Mundial ao vencer o Hamburgo, da Alemanha, na disputa pela Taça Intercontinental Toyota em Tóquio, no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estarão sujeitos a avaliação, e podem ser excluídos pelos moderadores, pois não serão aceitos nenhum tipo de comentário considerado ofensivo.
Não será aceito comentários ANÔNIMOS.
Pode levar alguns minutos ou horas para que seu comentário seja visualizado!

Obrigado por sua atenção, divirta-se!

Equipe Blog La Tempestad